Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Paulo Bomfim 2

Além de grande poeta, historiador e cronista, Paulo Bomfim era dos homens mais agradáveis e bem-educados de São Paulo.

Inteligente, dono de uma conversa rica e variada, Paulo Bomfim tinha o dom de atrair as pessoas mais diversas e até opostas.

O resultado é que ele regularmente promovia almoços em seu apartamento da rua Peixoto Gomide, convidando os amigos e pessoas que achava interessante se aproximarem, numa divertida mistura na qual a conversa ia de um extremo a outro, dos assuntos mais sérios a longas sessões de piadas e risadas.

Leia também: Paulo Bomfim 1

Seus almoços podem ser divididos em três grandes grupos temporais: os almoços na época da Emy, sua esposa, uma mulher fascinante pela inteligência e ironia; os almoços depois da morte da Emy; e os almoços da época da Fafá, que aconteceram ao longo dos últimos três anos.

Os almoços capitaneados pela Emy eram mais formais, o que não quer dizer muita coisa, porque não raro se estendiam até o fim da tarde, que chegava mais rápido do que nós gostaríamos que chegasse.

Os almoços depois da sua morte eram mais anárquicos, com menos amarras e regras, e mais ênfase nos dias de semana, ainda que os sábados continuassem a ter seu público.

Finalmente, os almoços da época da Fafá mantiveram e aprofundaram a tradição e aconteciam nos dias de semana e nos sábados.

Leia também: Cinco tios importantes 2

Os almoços de Paulo Bomfim tinham como ponto alto a qualidade das conversas, garantida pela qualidade dos convidados.

De Lázaro Brandão e Luiz Carlos Trabuco a Maria Adelaide Amaral e Maria Fernanda Cândido; de Aldo Rebelo a Rony Von; do General Campos a Dom Fernando Figueiredo, ele recebeu um número desconhecido e variado de pessoas com um ponto em comum: a inteligência.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.