Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uhlandstrasse,144

Berlim Ocidental tinha um eixo básico, a avenida onde as coisas aconteciam, o endereço chique, a espinha dorsal que atravessava a cidade, do Palácio de Charlottenburg até o KDW, a superloja maravilhosa, onde era possível comprar de tudo, de todas as partes do mundo.

Saindo da Kufuersten Damm, as transversais se perdem pela cidade em direção dos bairros, balizadas pelos prédios que, na época, tinham as marcas de tiros da batalha de Berlim, do final da Segunda Guerra Mundial.

A maioria das ruas são arborizadas, limpas, bem cuidadas. Berlim é das cidades com mais verde por habitante do mundo. E o verde corre solto pela cidade, não apenas nos parques, mas ao longo das ruas.

A Uhlandstrasse é uma dessas ruas que saem da KuDamm e entram cidade adentro, feito uma espada, lingando a grande massa urbana.

O número 144 da Uhlandstrasse foi dos lugares que eu mais frequentei na minha temporada em Berlim. Em 1978, o restaurante Cangaceiro era um lugar charmoso, pequeno e aconchegante, escondido atrás de uma porta simples, alguns quarteirões de distância da grande avenida.

Leia também: Berlim, 1978

Quem me levou lá pela primeira vez foi meu amigo Gustavo Jaramillo, um colombiano que vivia em Berlim e trabalhava na Fundação que me deu minha bolsa de estudos.

Os donos do restaurante, o Roberto e o Paulo, eram dois brasileiros que moravam na Alemanha fazia tempo. Os dois cozinhavam bem e o restaurante servia pratos muito bons, em teoria, da cozinha brasileira.

Leia também: O ocaso do telefone fixo

O Cangaceiro era uma espécie de piques. Íamos lá regularmente para encontrar os amigos. Faz tempo que ele não existe. Mas nunca me esqueci de nossas noites nele. Por isso, as vezes que retornei a Berlim, fiz questão de passar no antigo endereço para matar as saudades.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.