Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Macau/Cantão

Se alguém te convidar para ir e voltar de Macau a Cantão no mesmo dia, não vá. Fuja! É uma tremenda roubada! Como eu sei? Eu fui.

Pode parecer estranho, mas, apesar de Macau ser território chinês, existe fronteira entre as duas áreas e passar por ela não é fácil, até porque lá ninguém fala nenhuma língua além de Mandarim e Cantonês.

Eu sei que tem quem fale as duas e até ache fácil, mas não é o meu caso, nem dos meus companheiros de viagem, o que nos tomou mais de duas horas para sair de Macau e entrar na China.

Leia também: A mais multirracial do país

Dentro da China, tudo bem, a viagem seguiu, só que o ônibus em que estávamos não era o paradigma da modernidade e seus bancos estavam longe de serem muito confortáveis, eram no máximo razoáveis.

Cantão é a maior cidade do sul da China. E foi lá que tivemos a oportunidade de ver a China profunda, a China das ruas de comércio popular que transformam a 25 de Março na Place Vendomme e a região do Brás na Oscar Freire.

A coisa é brava. Mas o contraponto entre a cidade moderna e o templo deslumbrante que visitamos antes do mergulho no purgatório é extremamente interessante. De um lado, a arquitetura refinada, com detalhes em ouro; do outro, o comércio popular em sua expressão mais bruta, mais rude.

Leia também: Só é levado a sério aqui

As grandes cidades chinesas impressionam. Não tem favelas, são limpas, sem buracos nas ruas, com as calçadas regulares, com parques e amplamente arborizadas.

Cantão não é exceção e vale a visita. O que não compensa é sair de Macau, ir a Cantão e regressar no mesmo dia.

Especialmente se você viajar no ônibus em que viajamos e parar para jantar num restaurante que serve apenas comida chinesa. Voltei vivo, mas, confesso, exausto e com fome.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.