Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Paulo Bomfim 4

Os poetas não morrem, viram cometas e viajam dentro do nosso peito, semeando beleza, reforçando a esperança e garantindo a felicidade do dia.

Os poetas são mais do que lembranças. Se espalham pelo nosso corpo, navegam na corrente sanguínea, fazem cócegas nas artérias e ficam sérios vendo a cor do sangue que corre pelas veias.

Eles se colocam atrás dos nossos olhos e nos fazem ver o que nossa insensibilidade cotidiana esconde na rotina que engole o bom e o belo.

Leia também: Paulo Bomfim 1

O poeta vivo dentro de nós faz o peito bater mais sereno, como se o cansaço dos dias sumisse, tragado pela cachoeira de afeto que o poeta espalha nos sumidouros do espírito.

E ele resgata nossa alma. Reacende os sentimentos bons que a violência da vida nos faz esquecer em algum canto perdido do coração.

O poeta nos conta da magia de uma rolinha entrando pela janela apartamento a dentro, seguida por um gavião que entra também, mas é expulso pela vassoura de uma Lúcia indignada, que, sem conhecer sociologia, sabe o certo e o errado.

Leia também: Paulo Bomfim 2

O poeta conta das antigas pedras rabiscadas nas trilhas perto das praias. Mostra as runas riscadas no granito e lembra as lendas que explicam suas origens.

Fala dos Peabirus perdidos no sertão. E resgata os passos varando a mata para retirar dela as Lagoas Douradas e os Eldorados.

O poeta apita na lembrança os trens que varavam as fazendas, carregados de sacas de café.

E fala da esperança de uma vida melhor. Do certo e da importância de fazer o certo.

Ah, os sonhos que trazem o poeta de volta no escuro das noites… Paulo Bomfim, os poetas não morrem, eles entranham na gente!

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.