Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O exemplo do Bojador

Um dos grandes momentos das navegações portuguesas foi a passagem do Cabo Bojador. A façanha coube ao navegador Gil Eanes, homem de confiança do Infante D. Henrique.

Contornar o Bojador era entrar de cabeça no desconhecido. O que teria do outro lado da longa língua de terra que entrava mar à dentro, impedindo a navegação ao longo da costa africana?

D. Henrique queria mais. Queria encontrar o reino do Preste João, o mitológico rei católico que governava num pedaço da África. Queria expandir as fronteiras do cristianismo. Queria riquezas para Portugal.

Para isso, tinha que contornar o Bojador. Até ali era o conhecido. O Cabo Não ficara para trás. O limite europeu estava ultrapassado. O Bojador era o desafio.

Gil Eanes se dispôs a ir. Foi. A tripulação acompanhou o navegador. Com medo dos monstros, do fogo do inferno, das estátuas de sal, de todas as lendas que diziam que depois do cabo estava a morte, esperando quem ousasse a empreitada.

Gil Eanes, em sua pequena caravela, dobrou o cabo Bojador e do outro lado encontrou uma costa baixa, um longo areal que se perdia no horizonte. O caminho para as Índias estava aberto. Era questão de tempo até Vasco da Gama chegar lá.

Passaram-se os séculos e Portugal praticamente esqueceu o Infante D. Henrique e seu navegador, Gil Eanes. Só recentemente os dois foram resgatados das brumas da história e recolocados no altar dos grandes homens que forjaram a nação.

O Brasil é parecido com Portugal. Apagamos os grandes homens em nome de anões que fizeram pouca coisa. É olhar a importância que dão a certos petistas, enquanto esquecemos quem realmente fez a história.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.