Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A Olímpia mudou de endereço

 

A Olímpia mudou de endereço. Depois de uma vida inteira em Louveira, ela decidiu subir para o céu para cozinhar para os anjos. É uma perda imensa para quem gostava dela e não vai mais ter a figura doce, com o sorriso bom por perto nas horas fáceis e nas não tão fáceis.

Mas é um risco imenso para os anjos e, se a moda pega, os apóstolos podem ficar obesos em pouco tempo.

Comendo a comida da Olímpia no almoço e no jantar, os anjos vão engordar rapidamente. Então pode ser um problema para voarem, com suas asas pequenas não dando conta de carregar os corpos pesados, alimentados pelas preciosidades da Olímpia.

Leia também: Zé Nogueira partiu

A comida da Olímpia é um capítulo à parte na história da minha mocidade. Ela foi treinada por tia Lia para substituir a Maria do Paulo, na cozinha da fazenda de Louveira.

Começou moça e se aposentou idosa, depois de toda uma vida essencialmente passada na fazenda e, mais importante, pensada para nos deixar mais gordos e mais felizes.

Me parece honesto começar com o pastel da Olímpia. O pastel de queijo da Olímpia era uma iguaria capaz de deixar os deuses com vontade de mudar a receita da ambrosia.

E seu arroz e feijão eram imbatíveis! E combinavam com todos os outros pratos imagináveis, mas especialmente com um bom bife.

Leia também: A hora é a hora

Falar do doce de abóbora da Olímpia é covardia. Quem sabe o doce de leite fosse parelho. E o “creminho” deixava qualquer “creme brullé” no chinelo, muito antes de descobrirem que o “creme brullé” é uma sobremesa francesa, tida como fina.

Mas onde a Olímpia faz diferença é nela mesmo. Poucas pessoas foram tão especiais e tão boas. Com certeza, o céu está mais feliz.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.