Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ritos comuns

Não há nada mais antigo e mais importante que o ritual da refeição em volta do fogo. Alguns estudiosos inclusive colocam o começo da vida em sociedade no momento em que os primeiros seres humanos descobriram o uso do fogo na preparação do alimento e fizeram da refeição comum não apenas uma forma de proteção mútua, mas a celebração do sucesso, e um dos primeiros rituais de agradecimento e comunhão com o divino.

Ao longo do tempo a cerimônia foi se modificando, se sofisticando, mas o que é a “Última Ceia” do Cristo senão a repetição do rito original, de união do grupo e de agradecimento a divindade?

Que gesto pode ser mais belo e mais próximo do que tomar o pão com as mãos e reparti-lo entre os presentes?

E o que pode ser mais antigo e mais marcante do que isso, como forma de reforçar os laços de apoio e solidariedade?

Os romanos deitavam-se à mesa. Outros povos comiam de outras formas, mas todas as culturas sempre deram importância fundamental ao rito de se alimentar em conjunto, de repartir o alimento, para reforçar os laços de união, companheirismo e solidariedade indispensáveis para a vida em comum.

Até hoje o ritual se mantém. Com outra aparência, mas, na essência, exatamente o mesmo, destinado à mesma finalidade de comemorar o sucesso do grupo e garantir sua sobrevivência.

Pare e pense. O que é o bom churrasco de sábado, com todos em volta da churrasqueira, comendo uma bela picanha e bebendo cerveja gelada? Será que não é a comemoração da vida, do sucesso alcançado, da superação dos obstáculos, da amizade e do apoio mútuo?

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.