Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Somos campeões

 

O dado é profundamente triste e, mais que isso, muito sério. O Brasil ultrapassou os Estados Unidos no número de mortos por milhão de habitantes vítimas da covid19 e é o campeão das Américas no quesito.

Os americanos continuam na nossa frente em números absolutos, mas caminhamos rapidamente para ultrapassar a barreira dos 400 mil mortos, o que nos coloca em posição de destaque em números absolutos também.

Leia também: Mais de dez mil mortes em sete dias

A grande diferença é que o presidente dos Estados Unidos liberou geral e todos os norte-americanos com mais de 16 anos podem se vacinar quando e como quiserem.

Eles já estão vacinando mais de três milhões de pessoas por dia, enquanto nós seguimos nos menos de 500 mil. O dado dramático é que eles estão na nossa frente não porque vacinem melhor, não vacinam. Eles estão na nossa frente porque têm vacinas, ao passo que nós não temos.

O que o grande capitão não percebeu é que, apesar de todo o discurso contra a pandemia, o ex-presidente norte-americano não suspendeu a produção de vacinas por um único minuto. Ao contrário, se ele dizia que o coronavírus não era nada, a indústria produzia cada vez mais as melhores vacinas do mundo porque todos sabiam que o caminho era esse.

Leia também: Está melhorando?

O resultado é que o mundo vive a falta das vacinas e os Estados Unidos têm vacinas para todos os norte-americanos.

Mas nós somos campeões, campeões de mortes, dor, sofrimento e falta de respeito com a população. Em Brasília, o importante é isso: sermos campeões. Tanto faz do quê ou quais as consequências. Tanto faz a estupidez por trás da falta de liderança no combate ao vírus. O trágico é que, além das mortes pela doença, estamos na antevéspera da fome.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.