Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A carrocinha estéreo

São Paulo é uma das cidades mais fascinantes do mundo. Não que Nova Iorque, Paris ou Tóquio também não o sejam, não é isso, com certeza elas o são, pelo menos tanto quanto São Paulo.

Acontece que cada uma tem um tipo de perfil e todos eles permitem viagens fantásticas, ao inusitado da vida e a exceção que confirma todas a regras.

São Paulo tem o universo da convivência dos opostos, com a favela e a mansão dividindo a mesma rua, como acontece no Morumbi.

Tem os prédios velhos do centro velho, alguns deslumbrantes, quase que completamente abandonados. Tem uns poucos casarões da época dos barões do café decaídos em prostíbulos baratos, com suas janelas protegidas por cristais da Europa dividindo seu espaço com vidros mixos, comprados do vidraceiro da esquina. Tem os prédios ultramodernos da Berrini, sombreando casebres de material reciclado.

E tem a loucura de ter riquixás, contrapondo às cidades da Ásia as carrocinhas puxadas pelos catadores de papel que, em nome da sobrevivência, atrapalham o trânsito e usam as praças como estacionamento.

Pois foi uma destas que o outro dia me chamou a atenção. Eu estava saindo de um restaurante na cidade, quando comecei a escutar música sertaneja num volume de trio elétrico.

Como não vi nenhum caminhão de som, comecei a procurar de onde vinha a música e foi com espanto e depois com um sorriso se abrindo que descobri a carrocinha puxada pelo catador de papel com dois enormes alto-falante virados para frente – quer dizer, para as orelhas do dito cujo – tocando em estéreo a muito mais de cem decibéis.

E ele ia feliz da vida, no ritmo da música sertaneja, puxando seu riquixá latino americano como se já fosse carnaval e a única solução fosse andar dançando.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.