Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Atrás do pequeno vai o grande

A corrida imobiliária que sacode e destrói o litoral brasileiro conseguiu realizar mais uma façanha. Depois de a prefeitura dragar o mar em frente do Balneário de Camboriú, para alargar a praia e bater mais sol, hoje produto em extinção por conta da altura dos prédios, foi identificado o surgimento de um número maior de tubarões.

O que já tinha acontecido em Pernambuco, por causa da construção do Porto de Suape, agora se repete em Santa Catarina, por causa do alargamento da praia do Balneário. As agressões ao ecossistema marinho causam mudanças no comportamento dos habitantes do mar, incluídos os tubarões, que, em Pernambuco, já faz tempo que atacam banhistas na praia de Boa Viagem.

Em resposta à notícia do aumento dos tubarões em Camboriú, a prefeitura informou que monitora os esqualos e que os animais observados são pequenos. Essa informação é contestada por gente que afirma que viu animais de dois metros de comprimento. Além disso, para a informação de que ainda não foi possível identificar as espécies que se aproximaram da praia, especialistas postaram que, entre os tubarões vistos na área, estão tubarões martelo, animais que chegam a três metros e tidos entre os capazes de atacar humanos.

Seja como for, um antigo ditado de caçadores africanos diz que onde tem animais pequenos também tem animais grandes. O que faz todo o sentido, na medida em que os animais pequenos são as crias dos animais grandes.

Eu não sei como a prefeitura monitora os tubarões, mas não deve ser através de um sistema de semáforos que, ao ficar vermelho, impede os peixes de se aproximarem da praia e dos banhistas. Que fizeram besteira, não tem dúvida. Agora é rezar para não acabar mal.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.