Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Houve uma vez…

Houve uma vez, na distância dos milhões de séculos, um primeiro momento em que luz se fez e com ela o universo teve início na gigantesca explosão da vontade de Deus.

Houve uma vez em que um pequeno grão de pó, parte da essência divina, separou-se de uma fagulha perdida entre milhões de outras fagulhas, e girou ao redor dela, integrando-se à dança cósmica que une e dá sentido aos opostos do universo.

Houve uma vez nesse mísero grão em que a água se fez e com ela, dentro dela, com o passar das eras, a vida se fez, não num toque mágico, mas numa longa evolução de bilhões de anos.

E ao longo desse tempo o grão de pó por centenas de vezes mudou de jeito, com montanhas erodidas em vales e abismos se transformando em novas montanhas, balizando novos mares e dando os limites dos absurdos desertos onde a vida, ainda ontem, prosperava em novas espécies que agora o vento varre e a terra guarda, criando os fósseis que degeneram em petróleo e servem, gravados nas rochas, para contar dos tempos antigos às novas gerações.

Houve um tempo em que um novo horizonte trouxe um novo tempo e uma antiga forma evoluiu e descobriu a essência da vida na existência da alma e na adoração de Deus.

Houve um tempo em que o reino do homem se fez real, na crosta da terra, no fundo dos mares e na distância dos astros.

Houve sempre outro tempo que veio antes e que o homem precisa conhecer; que o homem precisa entender; que o homem precisa reviver.

Há agora este tempo que é a soma de todos os tempos e que nós vivemos atávica e diuturnamente, porque nosso destino é viver, cada dia melhor, cada dia mais intensamente, o milagre da vida que é cada instante que nós vivemos, cada momento que respiramos, cada átimo que pensamos.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.