Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Outubro de 2008

[Crônica do dia 14 de outubro de 2008]

A Crônica da Cidade está fazendo aniversário. Foi em outubro de 1992 que ela foi ao ar pela primeira vez. Daí pra frente, exceto por um curto período de três meses, poucos anos atrás, a Crônica foi ar todos os dias, totalizando mais de 4050 textos inéditos, lidos nos microfones da Rádio Eldorado.

É muito tempo e é pouco, diante do que São Paulo gera de assunto. A cidade é um universo com regras únicas, espalhado por uma das maiores malhas urbanas do mundo, cada canto com vida própria, cada espaço com regras específicas, cada pessoa com uma história só dela, se misturando com milhões de outras estórias, espaços e cantos compondo a argamassa a metrópole.

O palco da crônica é a vida pulsando diuturnamente, incessante, contínua e densa como o sangue que corre pelas artérias.

Vida feita de pequenos gestos. De encontros e desencontros mais ou menos previsíveis, de espantos, de festas, de suor e riso e lágrimas.

Cenas cotidianas, mas inesperadas, como uma caravana de riquixás cruzando o Minhocão, ou uma chácara particular, com um pequeno canavial, bem no meio do canteiro central da Marginal do Tietê, ou vacas pastando mansamente num terreno baldio encostado no Morumbi.

Ah, o encontro com uma carroça puxada por um cavalo velho, chicoteado impiedosamente para não atrapalhar o trânsito.

A felicidade da menina vendendo balas no semáforo, que repente sai dançando para ver seus movimentos refletidos nos vidros do caixa eletrônico. O medo das pessoas responderem a um mero bom dia, dito aleatoriamente dentro de um elevador. A vida. Simplesmente a vida. Sua. Minha. Nossa. Todas somadas para fazer mais bela esta selva de pedra.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.