Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Roubo de carros em estacionamentos

[Crônica do dia 1 de outubro de 2009]

Você sempre imaginou que o melhor local para deixar seu carro estacionado é num estacionamento. Eu também. E as companhias de seguros. E mais quase todo mundo que tem carro e mora numa cidade com as características de São Paulo.

As poucas exceções são, evidentemente, os ladrões de carros em estacionamentos. Estes sempre souberam que a segurança de um estacionamento é assunto muito relativo, inclusive, porque não se espera que um funcionário leve um tiro em nome da proteção de meia dúzia de veículos, que, ainda por cima, serão indenizados pelo seguro.

A verdade nua e crua vem surgindo aos poucos, revelada em notícias que vão se sucedendo com mais regularidade, para não falar com irritante frequência.

Os assaltos a estacionamentos vêm acontecendo quase que no mesmo ritmo dos assaltos a condomínios.

Os dois tipos de delito apresentam algumas vantagens sobre as ações isoladas, praticadas nas ruas ou em residências.

Enquanto estes casos focam o varejo, os assaltos a condomínios e estacionamentos atuam no atacado. Já entram de sola, para levar de uma única vez o que seria o fruto de várias ações tradicionais.

Dentro de um estacionamento, a quadrilha tem acesso a uma grande gama de marcas e modelos, novos e velhos, todos à disposição e fáceis de serem levados, até em pequenos comboios como forma de proteção mútua.

Dentro de um estacionamento, com alguns revolveres e pistolas, os bandidos podem escolher o carro perfeito para a ação, seja um assalto ou suprir um comprador. Pra que fazer de outro jeito se assim é mais fácil?

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.