Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Crônica trinta anos

Eu nunca imaginei que aconteceria, mas aconteceu. A Crônica da Cidade está completando trinta anos no ar. É muito tempo! São mais de sete mil e setecentos textos lidos dia a dia, cinco dias por semana, desde outubro de 1992, sempre pela Rádio Eldorado FM.

É um prazer e um privilégio e também uma responsabilidade. Colocar no ar um texto inédito por dia durante trinta anos é um exercício de teimosia. Arrumar assunto para isso não é fácil, mas, como diz meu amigo, o pintor Dudu Santos, eu sou um profissional. Inspiração tem pouco a ver com a capacidade de produção.

Escrever uma crônica por dia é obrigação. O tema surge de todos os lados. É prestar atenção na vida e nos seus detalhes e ele surge, seja na fumaça amiga de uma padaria, seja na criança vendendo balas no sinal, seja na cidade que corre ininterruptamente, 24 horas por dia. Seja onde for. O que não falta é assunto para ser abordado. E com o tempo aprendemos a prestar atenção, a olhar com amor o que acontece em volta.

São trinta anos de parceria, cumplicidade com o ouvinte. Não fosse vocês, eu não teria aprendido, não faria como faço. Todos os dias eu tenho na interação com o ouvinte uma lição para melhorar o texto, a forma de expressão, encontrar os temas, acima de tudo, tocar em frente. Continuar escrevendo e gravando as crônicas porque elas têm sua razão de ser.

Eu não sou cabalista, mas acredito que as coisas acontecem por alguma razão que nem sempre conseguimos compreender, mas que está aí e nos faz seguir em frente.

São Paulo é grande demais, importante demais, complexa demais para não ter uma homenagem diária. Homenagem para a cidade e para seus moradores. Para os ouvintes da Rádio. Muito obrigado a cada um de vocês por eu poder fazer isso.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.