Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Carandiru registro geral

[Crônica do dia 6 de dezembro de 2007]

Acabo de receber de presente de Hector Babenco um livro impressionante: Carandiru – Registro Geral. Feito em cima das filmagens de Carandiru, o livro resgata a lembrança e o horror do maior presídio da América do Sul. Implodido após sua desativação em consequência do massacre resultante de uma rebelião de presos, o presídio virou filme de sucesso. E o filme agora vira livro, levando para dentro de casa as imagens e as lembranças brutais de como o inferno pode se parecer.

Hector Babenco é um dos maiores diretores do cinema brasileiro e atualmente seu nome e a competência de seus filmes vão muito além das fronteiras nacionais ou argentinas, onde ele nasceu.

Sensível, delicado na forma de tratar cada imagem, o diretor tem a capacidade de transformar seus filmes em obras fortes, que chegam a ser devastadoras no impacto que causam no público.

Dono de um estilo marcante cada filme de Hector Babenco é um descobrimento, ou como diria Manuel Bandeira, um alumbramento.

O livro Carandiru – Registro Geral segue os traços do autor. Impacta, marca e expõe com crueza a perplexidade do ser humano diante do destino, ao mesmo tempo que o resgata, mostrando como ele consegue ultrapassar este destino para sobreviver sem perder a dignidade.

Com todo seu horror, dentro do presídio era possível se ter dignidade. Não sucumbir ao inferno, ao terrível, a falta de opção.

Cada foto do livro mostra isso. Mostra como os cenários foram feitos e como a história do presídio foi preservada, ou perpetuada, dentro de um projeto de resgate de memória que tem por base os mesmos sonhos e aspirações que desde a Ilíada movem o ser humano: sua luta para não perder a noção de quem é.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.