Incompetência mais falta educação

[Crônica do dia 27 de novembro de 2001]

O caos em São Paulo apesar de absoluto, pode ser mapeado. O que é o caos? Segundo o professor Goffredo da Silva Telles, uma ordem que não nos convém. E a ordem paulistana com certeza não nos convém. Quer dizer, ela é o caos.

E o mapa do caos começa pelo trânsito. O maldito trânsito desta cidade ensandecida, que piora dia a dia, numa queda irreversível como a jaca que cai da árvore.

O trânsito paulistano é um capítulo aparte. Sozinho, ele merece as honras e o reconhecimento de qualquer pessoa, porque é a melhor e mais eficiente máquina de fazer loucos já criada pelo homem.

Nunca em outro lugar ou tempo, o ser humano se ultrapassou como no trânsito de São Paulo. Aqui o céu é limite. Vale tudo, desde que se consiga sair do lugar, ou pelo menos fingir que se está saindo.

No começo, a bagunça foi gerada por haver mais carros do que rua. Era um problema equacionável, mas foram deixando e ele saiu de controle, complicando de modo irreversível uma complicação que já era séria.

Quem sabe um dia, quando a cidade tiver muito metrô, a situação tenha algum alívio. Até lá, não tem o que fazer, exceto rezar.

Para completar o quadro trágico das ruas e de sua violência, temos uma soma perversa, que piora todos os resultados. A incompetência da CET com a falta de educação de boa parte dos motoristas.

Qualquer uma, apenas, já seria suficiente para parar as ruas. As duas juntas são fatal. As ruas param cada vez mais e o drama deve se agravar, porque não há no horizonte o menor sinal de que ao menos um dos lados vai fazer alguma coisa para melhorar. Pelo contrário, a sensação que se tem é de que os dois estão fazendo cursos de especialização para piorar ainda mais. E ai a sua soma será a grande responsável por um número maior de tiros, mortes e outros ataques.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.