Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A credibilidade das fakes news

Você viu? Papai Noel sofreu um acidente e quebrou a perna direita. Ele fez uma curva muito fechada e foi jogado pra fora do trenó, caiu de mais de 300 metros de altura, mas passa bem, está internado no hospital infilantrópico de Guatapara do Bugio Velho, socorrido pela mesma equipe que atendeu as vítimas da invasão do Capitólio.

Onde eu li isso? Nas redes sociais, ora essa! Recebi a mensagem de um amigo do contraparente da amante do ditador do Besteirostão, que compra petróleo de um xeque marroquino, que vende dropes Dulcora na feira livre do Saara, no centro do Rio de Janeiro.

Não tem erro. A notícia é quente e temos que espalhar para todo mundo ficar sabendo. Afinal, Papai Noel de perna quebrada é um dado que pode interferir na guerra da Ucrânia porque os comunistas estão usando tanques T34 para furar o bloqueio dos conservadores que defendem a liberdade e a democracia.
Se nos unirmos, jamais seremos vencidos. Papai Noel representa a penúltima barreira contra a barbárie e a depravação que fez um italiano sem noção pintar Vênus saindo nua do mar.

Mas me diga uma coisa… você viu essa notícia em algum órgão de imprensa sério? Jornal? Revista? Rádio? Televisão? Tem confirmação? Não? Foi só essa mensagem? Quem passou tem contato ou familiaridade com Papai Noel? Tem acesso ao secretário dele?

Maluquice? Invenção para difamar as forças da moral e da ordem? Não, fake news. Fake news tão improvável e mentirosa quanto qualquer outra fake news sobre qualquer outro assunto.

O apavorante é que elas se propagam e convencem como os exércitos de Julio Cesar invadindo a Gália. Pense nisso. Não caia na armadilha. Confira se mais alguém publicou o que você recebeu.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.