Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

31 de Dezembro

Amanhã é o último dia do ano. O último dia de 2022, um ano complicado, complexo, que vai deixar lembranças pesadas de fatos e coisas tristes, de separação, ódio, guerra e destruição.
Um ano que não deixará saudades. Um ano que teve, no seu final, uma Copa do Mundo de Futebol fora de época, para diminuir a carga brutal de dor e sofrimento que marcou milhões de pessoas ao redor do planeta.

Pode mais quem chora menos. Em 2022 todos choraram alguma perda, alguma diminuição. O mundo se tornou mais áspero, as relações mais difíceis, os encontros menos cordiais.
Faltou diálogo, faltou boa vontade, faltou a necessidade de somar.

Em lugar dela, a divisão do mundo, a separação dos amigos, a indiferença e a boçalidade ocupando espaço. Aqui e em toda parte.

Razões fúteis, motivos mesquinhos e a morte e a dor suplantando qualquer possibilidade de esperança para substituir o tempo da pandemia que irmanou o mundo na perda de milhões de pessoas, mortas pela covid19.

Ah, a magia das vacinas que salvaram outros milhões e que uniram as nações na busca frenética para um antídoto para o sofrimento, a morte e a miséria!

Mas falta muito para qualquer solução. A pobreza dá lugar à miséria, a paz se submete à guerra e o rearmamento é a realidade nos campos gelados da Ucrânia, onde combates e atrocidades de todos os tipos ceifam a vida de quem sobreviveu ao vírus.

Depois de amanhã, um novo ano sai de trás da névoa do futuro e se instala no comando da vida do mundo. Como será, como não será ainda é cedo para dizer. Mas a esperança não morre e a fé na boa vontade das pessoas move montanhas. Feliz ano novo e que a paz e a compaixão estejam convosco!

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.