Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Saudades da cidade

Ah! que saudades da minha casa, na cidade que ao longo do ano eu xingo todos os dias, pelo menos na ida e na volta, pensando bem dos agentes da CET que infernizam a vida, mas que são muito menos ruins que o trailer do longo filme da viagem de férias.

Se arrependimento matasse, muita gente sumiria desta vida nos meses de verão. Poder recuperar o dinheiro pago com o aluguel do apartamento na avenida de frente para o mar! Poder invocar uma inexistente cláusula de arrependimento, entrar no carro e voltar pra casa, para minha deliciosa casa, cercada de avenidas que ao longo do ano não andam, mas que, nesta época abençoada, não têm trânsito e, com alguma sorte, também não têm interferência da CET, ao vivo ou à distância.

Que inveja dos que não viajam, dos que não ficam sem água quando voltam da praia cobertos de sal e areia. Que não derretem nas noites sem ar-condicionado, em temperaturas que parecem alto fornos de siderúrgicas produzindo a cento e dez por cento da capacidade.

Que na manhã seguinte não se instalam na areia da praia atrás de sossego, mas têm como vizinhos um grupo de gosta de funk e outro que gosta de sertanejo pós-universitário, cada um usando a potência de suas caixas de som para provar que sua música é a melhor.

Ah! não viajar, não sair da cidade, não enfrentar horas de estrada para chegar no décimo segundo círculo do inferno, imaginando que é a praia dos seus sonhos.

Ficar em casa e, no final do dia, encontrar com os amigos em bares cheios, mas não lotados, com ar-condicionado funcionando e, o principal, chope e cerveja gelada. Batidinhas, caipirinhas, uísque, vodca ou gim com bastante gelo e muita paz para curtir tudo isso.

Ah! poder não viajar nas férias! O paraíso fica muito mais perto…

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.