Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

25 de Janeiro

Diz a lenda que hoje é o aniversário de fundação da Cidade de São Paulo, que estaria completando quatrocentos e sessenta e nove anos.

Não é verdade, como não é verdade que a Vila de São Paulo de Piratininga foi fundada por Nóbrega e Anchieta. O primeiro, no dia 25 de janeiro, estava na região de Itu, seguindo o caminho do Peabiru, e o segundo, estava em Piratininga, mas ainda não era padre.

Dizem historiadores de todo o respeito que a Vila de Piratininga foi fundada por Martim Afonso de Souza em 1532, logo depois de promover o chamado Porto dos Escravos a Vila de São Vicente.

A povoação ficava em algum lugar entre o Tamanduateí e o Tietê, mas, como teve existência efêmera, não há notícia de sua localização. Como o planalto tinha poucos europeus, estes decidiram transferir a Vila com seu pelourinho para Santo André da Borda do Campo, onde permaneceu até 1560, quando Nóbrega e João Ramalho solicitaram ao Governador Geral que criasse a Vila de São Paulo de Piratininga, pela junção de Santo André e dos moradores em volta do colégio dos jesuítas.

Mem de Sá criou a nova vila no local do colégio dos jesuítas e os moradores de Santo André da Borda do Campo se mudaram para lá, levando com eles o pelourinho que oficializava as vilas portuguesas, dando início à Vila de São Paulo de Piratininga.

Em 25 de janeiro de 1554 aconteceu a consagração do segundo colégio dos jesuítas no Planalto de Piratininga. Quem comandava os jesuítas na região era o padre Leonardo Nunes e quem rezou a missa foi o padre Manuel de Paiva.

Para acomodar todas as versões, o Poeta Paulo Bomfim dizia que o começo de São Paulo foi a soma de muitas histórias e que 25 de janeiro era apenas uma das datas, adotada como símbolo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.