Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vacina para gripe

Começou a vacinação contra a gripe. Todos os anos, nesta época o governo inicia a vacinação contra a gripe e este ano não é diferente. Por que tomar vacina contra a gripe? Porque a gripe mata.

No mais das vezes, a gripe é apenas desagradável, dá dor no corpo, febre, mal-estar, mas não vai muito além e, depois de alguns dias, simplesmente vai embora e não deixa lembranças.

Só que nem sempre é assim. Às vezes a gripe entra com vontade e a doença que não parece doença, que só amola um pouco e é confundida com um resfriado, faz estrago de monta, chega inclusive a matar.

Agora é o começo da temporada das doenças respiratórias, doenças que atacam o pulmão. É lá que a gripe mostra o que ela tem de mais perigoso. Toma conta, congestiona as vias respiratórias, tapa o nariz, dá tosse, enfim, faz um estrago sério que pode levar a internação hospitalar e, repito, até a um quadro mais sério.

A vacina contra a gripe não protege contra todos os tipos de gripe que existem e que podem dar as caras. Ela também não evita a infecção, então, mesmo vacinada, a pessoa pode ter gripe. Mas, como a vacina combate as principais cepas, ela protege o organismo e a gripe forte, que poderia ter efeitos devastadores, se transforma numa infecção no máximo de média intensidade, sem maiores riscos para quem a contrai.

Nos últimos anos, as taxas de vacinação brasileiras vêm caindo. O Brasil, que tem um dos mais eficientes serviços de imunização do mundo, vem perdendo a batalha e os níveis vacinais estão muito abaixo da média histórica.

As causas para isso são as mais variadas e passam por desinformação, fim de certas doenças, medo da vacina, ignorância etc. Nenhuma se justifica. Assim, não deixe para depois. Se vacine já.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.