Patrística
D. Fernando Antonio Figueiredo é o Bispo Emérito de Santo amaro. Foi ele quem pensou e construiu o Santuário da Mãe de Deus, o impressionante complexo onde o Padre Marcelo Rossi reza missa, às vezes para mais de 20 mil pessoas.
Projeto de Ruy Ohtake, com grande parte do material doada por Antonio Ermírio de Moraes e outra parte bancada pelos direitos autorais dos discos do Padre Marcelo, o Santuário da Mãe de Deus é uma construção ampla, aberta, com o altar no alto e espaço para milhares de pessoas, que assistem as missas rezadas pelo Padre Marcelo Rossi e por D. Fernando Figueiredo regularmente.
Além de bispo, D. Fernando é um dos grandes formadores de padres da atualidade, com os seminários de Santo Amaro enviando padres brasileiros para paróquias na Europa, onde a falta de vocação tem esvaziado as igrejas.
Com longa carreira como professor, falando grego, latim, português, italiano, francês e alemão, D. Fernando, durante anos, foi o responsável pela formação de padres do Vaticano.
E ele é um dos maiores especialistas em patrística, ou na igreja dos primeiros séculos, com seus santos, pensadores, filósofos e teólogos que deram forma à igreja com base nos ensinamentos de Jesus.
Dia 15 passado, D. Fernando lançou mais um livro sobre patrística. A mística teológica na igreja dos primeiros séculos. É o terceiro de uma série dedicada ao tema, que explica de forma simples e clara as ideias, os conceitos e a base teológica e filosófica que moldaram a igreja cristã, expondo e dimensionando seus dogmas, a imagem e a presença do Cristo, a importância dos apóstolos, Nossa Senhora, São José e os demais pilares da igreja. Católico ou não, vale a leitura.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.