O tempo está louco
O tempo está louco, não tem o que fazer, as informações dão conta de que vai piorar. Quem viver verá, quem não viver foi vítima de mais uma catástrofe anunciada que poderia, ou melhor, deveria, estar na agenda de nossos candidatos, mas não está.
Nenhum dos pretendentes ao Palácio da Alvorada tem qualquer plano para tratar do assunto mais delicado de todos, capaz de matar e destruir, com muito mais eficiência do que as decisões do Supremo ou outras medidas de impacto que complicam nossas vidas.
O que vem pela frente será pior, muito pior do que o que estamos vivendo agora. Mas não é problema dos postulantes a presidente.
Mesmo sabendo que sem uma ação nacional integrada as chances de sucesso são mínimas, nenhum deles está disposto a perder tempo com isso. Pra que? Tem assunto muito mais divertido, na corrupção de familiares e amigos, na falta de vergonha na cara, nos desmandos da Corte Suprema e por aí a fora.
Falar do que não tem jeito porque ninguém fez nada nas últimas décadas para minimizar os problemas é chamar raio para cima da própria cabeça. Deixa as coisas acontecerem e aí o dito cujo surge de herói, sobrevoando as regiões destruídas em helicópteros da Força Aérea, com cara compungida nas fotos.
Vai acabar mal, não tem alternativa. Umas poucas regiões tomaram providência para pelo menos minimizar o que vem pela frente, mas a maioria do território nacional está desprotegida. Vai sentir a seca no Norte e no Nordeste, vai sentir as chuvas no Sul.
Quem paga a conta é a população, principalmente a de menor poder aquisitivo. Enquanto isso nossas lideranças políticas seguem procurando um novo mecenas para lhes pagar festas ao redor do mundo.