Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Contagem regressiva

Faltam poucas horas para a virada

Nos quatro cantos do mundo, as pessoas aguardam ansiosamente pela virada do ano. Este é o momento mais mágico, creio que seja o único em que todos nós, independentemente de raça e de religião, desejamos amor e paz para o universo, nos enchemos de esperança de que dias melhores virão e deixamos os nossos problemas para trás. Esta magia acontece em diferentes momentos no planeta e o primeiro local em que se comemora a virada é na ilha de Kiribati.

Está chegando a hora de brindarmos a entrada de 2020. Por todo o país, queimas de fogos e festas acontecem. Mas bem antes disso, é na ilha oriental de Kiribati, também conhecida como Ilha Carolina, localizada na Oceania, que os seus moradores comemoraram a virada, dezesseis horas antes do horário de Brasília. Os últimos são os habitantes de Samoa Americana, no Pacífico, com uma diferença de nove horas pelo nosso fuso horário.

Uma diferença que nos permite acompanhar como está sendo celebrada esta magnífica festa ao redor do mundo, que tem como grande atrativo exatamente a queima de fogos. Na Avenida Paulista, o espetáculo pirotécnico deve durar cerca de dez minutos e mais de 1,9 milhão de pessoas são esperadas, número que só perde para o Réveillon de Copacabana. Por todo o país, pessoas alegres, a maioria vestida de branco, se abraçam, se beijam e brindam.

O clima é de pura alegria nas ruas e por todos os lugares. Hoje, vale fazermos planos, promessas, pedidos e simpatias para que o ano chegue com uma cara nova, e que ele desperte o melhor de nós, afinal, a palavra Réveillon, de origem francesa, significa despertar. O que eu desejo é um ano repleto de saúde, paz e amor para todos nós. E que venha 2020…

Como você comemora a virada? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.