Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cuidados nunca são demais

Ainda mais nesta época do ano de alta incidência de raios

O Brasil é o país com a maior incidência de raios do mundo, são cerca de 70 milhões de descargas elétricas por ano e as cidades da Região Metropolitana de São Paulo são as que mais registram raios. Somente neste verão foram mais de 200 mil, segundo o ELAT-INPE, Grupo de Eletricidade Atmosférica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Alguns cuidados devem ser tomados nesta época do ano em que a incidência deles é maior.

Exatamente pelas altas temperaturas, o verão é o período de maior frequência de raios, que nada mais são do que descargas elétricas geradas pelo choque entre as nuvens. A cena pode ser bem bonita de se ver, para alguns causa medo e para outros fascinação. Mas a verdade é que eles podem ser fatais, uma vez que a sua descarga elétrica pode ser superior a 100 mil ampères e a milhões de volts.

A primeira dica é evitar campos abertos, mar ou piscina durante chuvas e tempestades. Um erro é se abrigar embaixo de árvores, do guarda-sol e de coberturas como deques e varandas. Também não é indicado ficar próximo às janelas metálicas, geladeiras, televisores e de tomadas elétricas, se estiver dentro de casa. E muito do que ouvíamos quando pequenos, de que tesoura e faca atraem raios, ficou comprovado de que é um mito.

Também em casa, tire os equipamentos da tomada quando estiver chovendo forte e a recomendação é utilizar o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) nos quadros elétricos, ele funciona como uma proteção às instalações da sobretensão causada por descargas atmosféricas indiretas, que são as descargas vindas pela rede de energia elétrica.

Se estiver no carro, lembre-se de nunca parar embaixo de árvores ou próximo a linhas de energia elétrica. Se decidir sair do carro, verifique antes se há algum cabo ou fio elétrico solto próximo. Essas são algumas medidas simples para evitar acidentes e transtornos, afinal, por mais que a expressão “que o raio o parta” seja bastante popular, ninguém deseja realmente que ele aconteça.

O que você faz para se proteger? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.