Uma volta ao passado
Um roteiro turístico temporário de trem leva os visitantes aos marcos históricos do interior paulista
Até o dia 12 de outubro, de sexta a domingo, os interessados podem desfrutar de um passeio de trem que liga Valinhos, Vinhedo e Louveira. Chamado Expresso Vale das Frutas, o roteiro celebra as comemorações dos 150 anos da ferrovia no próximo ano e contempla um trecho da primeira linha da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que ligava Jundiaí a Campinas, e três estações ferroviárias centenárias, tombadas como patrimônio histórico de São Paulo, atualmente, em processo de reparos.
Os vagões foram restaurados, o mais antigo deles é o que atendia a Companhia Paulista de Estrada de Ferro, em 1952. Já os de 1962 são os vagões que foram adaptados para se tornar um bar, em 1995. Destaque para o
Caboose, de 1973, que tem duas varandas e bancos para os viajantes. O passeio contempla a região que foi uma marco na cafeicultura paulista e os turistas podem fazer o seu próprio roteiro.
Entre as atrações, o Museu Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto está localizado em Valinhos, antiga estação ferroviária. O espaço reúne fotografias ao longo de 60 anos, desde a década de 1940, além de uma acervo com aproximadamente 1,2 mil peças, que remetem a origem de Valinhos, com antigos pertences de
famílias do município, entre eles, utensílios domésticos, instrumentos musicais, televisões e rádios.
Nas imediações das estações foram organizados eventos como o Festival Gastronômico do Expresso Vale das Frutas. E a prefeitura de Louveira disponibiliza um passeio de trenzinho urbano até a Fazenda Santo Antônio, um dos ícones históricos do município. Localizada na Estrada das Rainhas, no bairro Ponte Preta, a fazenda tem cerca de 250 mil metros quadrados de área e está passando por um processo de revitalização.
Os ingressos custam de R$ 65,00 a R$ 98,00 (ida e volta) e as vendas são feitas exclusivamente pelo site oficial do Expresso Vale das Frutas.
O que você achou da iniciativa? Compartilhe:
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.