Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Peculiaridades de São Paulo

Coisas que são normais por aqui, mas estranhas em qualquer outro lugar

Um tanto quanto curioso, o portal São Paulo Secreto realizou um levantamento sobre as peculiaridades da cidade de São Paulo que, na opinião dos participantes, só existem ou acontecem por aqui. Ao todo, foram mais de 1.300 comentários no Facebook e mais de 300 no Instagram. Entre as mais de 1.600 respostas recebidas pelo portal, 20 foram selecionadas por terem sido consideradas as melhores.

Na parte de mobilidade, demorar mais de 40 minutos de carro ou 1h20 de transporte público para chegar em um lugar próximo, andar sempre correndo, mesmo quando não está atrasado e falar que vai na cidade (centro), mesmo que você more na cidade, foram as principais delas. Outra característica listada dos paulistano foi pegar fila em qualquer lugar e achar normal, além de deixar o lado esquerdo da escada rolante para a passagem dos apressados.

Quando o assunto é as regiões da cidade, o levantamento destacou que quando se fala que é das zonas Leste, Oeste, Norte ou Sul, as pessoas são classificadas por cada região como se fossem de outro País. Também como típico dos paulistanos, os participantes da pesquisa disseram que é comum as pessoas calcularem distância como o tempo, algo do tipo, “em vinte minutos, você chegará lá”.

Na hora das refeições, pizza de calabresa sem queijo, purê de batata no hot dog, pastel e caldo de cana nas feiras livres, pão na chapa com requeijão na saída e chamar o acompanhamento das refeições de mistura, são clássicos de quem vive em São Paulo. Bem como, cada dia da semana ter um prato do dia, o mesmo estabelecimento ser padaria de manhã, restaurante à tarde e boteco à noite, e as pessoas calçarem tênis para ir à padaria do outro lado da rua.

Por fim, o portal também destacou entre as respostas: cumprimentar alguém apenas um beijo no rosto, nunca dois, não utilizar o plural em diferentes palavras propositadamente, ser bem atendido em qualquer lugar, achar normal pagar R$ 2 mil numa kitnet de 20 metros quadrados e mesmo a cidade sendo imensa, você sempre vai esbarrar em um conhecido na avenida Paulista.

Você se identificou com alguma delas? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.