Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As paineiras não querem ir embora

As paineiras não querem ir embora. Não querem abrir espaço para outras floradas, como se o mundo fosse delas e o direito divino de florir também.

Pode mais quem chora menos e, com seus espinhos pontudos, as paineiras se julgam suficientemente armadas para enfrentar as guerras e guerrilhas que moverem contra elas.

Num certo sentido, elas estão certas, maio é mês das paineiras, Ou era. Até abril brilham as quaresmeiras, depois entram as paineiras, ou seja, agora é o tempo delas, então elas têm razão em não quererem ir embora.

O problema é que o que era não é mais. As mudanças climáticas entraram em cena e mudaram o quadro, deram a volta no pôr do sol e interferiram no ritmo dos tsunamis.

O resultado é que ninguém sabe muito bem quando é meio-dia e onde é meia-noite. Tudo pode ser de um outro jeito como se a vida andasse de lado, fingindo que vai pra frente.

E o duro é isso. De verdade, a vida segue em frente, na velocidade constante da rotação da terra e na navegação em volta do sol. Tem quem diga que o dia hoje em dia só tem 18 horas. Vai saber… Tem quem acredite que a terra é plana… Então só sei que não sei.

As paineiras não querem abrir espaço para os ipês, mas não tem jeito. Eles estão chegando e, haja o que houver, vão cair de pau e se instalar nos espaços ocupados, que não são necessariamente os mesmos das paineiras.

Nessa briga de cachorro grande, quem tem juízo fica de fora, até porque é muito mais bonito assistir as árvores brigando e ver suas cores disputando espaços do que se meter na confusão e, ainda por cima, sair com o corpo furado peloso espinhos das paineiras…

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.