Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A hora é a hora

Antes é cedo e depois é tarde. A hora é a hora. Ela não chega antes, nem depois; chega no seu momento. O importante é estar atento para entender o momento e não deixar cavalo arreado passar na nossa frente e não ser montado.

Deus não coloca cavalo arreado duas vezes na frente da mesma pessoa. O cavalo vem pronto para sua marcha, segue sua trilha e se não for aquele cavalo, naquela hora, a trilha se fecha, as promessas se escondem nos sonhos e tudo que poderia ser bom como torta de maçã se perde na bruma que tapa o horizonte e transforma os sonhos.

Poderia ter sido muito antes…será? Provavelmente não. A hora é agora. Muito antes poderia ser alguma coisa, mas não seria o que pode ser agora.

O passado tem começo, meio e fim. Será que se fosse no fim do passado seria diferente? Se fosse ontem teria sido outra aventura, com outro começo, outro meio e final desconhecido, até ser vivido, ou não, quando se tornaria apenas uma probabilidade, sem certeza de nada.

Sem rumo na vida, sem rota e sem traçado, ponto perdido no portolano, como uma caravela levada pelo vento numa tempestade de noite.

Ao sul do Equador os pecados não são pecados. Mas se não são ao sul, por que seriam ao norte? No dia do juízo, a bondade de Deus fará a remissão de todos os pecados.

Dentro da eternidade, os pecados estão remidos. Então o Diabo é outra vez e eternamente arcanjo, vivendo no Paraíso a perda de sua antiga realidade.

Este é o castigo. A hora é a hora. Quem a deixar passar está condenado a eternamente sonhar com o momento perdido, sem possibilidade de remissão ou de mergulho na corrente da eternidade.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.