Crônica 7500
Em princípio, não teria razão para ser diferente. Afinal, por que alguma coisa é melhor apenas por causa do seu número? Na prática, o cinco e o seis deveriam ser exatamente iguais ao dez ou ao vinte. Então, por que essa mania de comemorar números redondos? Por que dar importância desmedida para os finais cinco e zero? Vinte e cinco é bodas de prata, cinquenta é bodas de outro, mas quantas pessoas ainda se lembram disso, numa época em que os casamentos duram muito menos e casar várias vezes é quase um esporte? Não, nada contra quem acredita na pluralidade das experiências matrimoniais. Cada um sabe de si e a busca da felicidade é uma ação individual, de responsabilidade exclusiva de quem está atrás dela, garantida pela Constituição.
Mas meu tema é outro e tem alguma coisa de orgulho, que é um pecado, então deveria ser visto com muitas restrições. O fato é que esta é a Crônica da Cidade número sete mil e quinhentos.
De 1992 para cá, foram sete mil e quinhentos textos diários na Rádio Eldorado, levados ao ar às cinco e cinquenta e cinco e nove e trinta e cinco, na abertura e no fechamento do jornal.
Em quase trinta anos levando ao ar a Crônica da Cidade, de segunda a sexta feira, abordei temas de todos os tipos e naturezas, a favor e contra, a maioria falando da vida na cidade de São Paulo.
Confesso que é um prazer fazer isso e que, se depender de mim, estas foram só as primeiras sete mil e quinhentas crônicas. E a razão disso é, antes de tudo, a interação com o ouvinte. Com você, ouvinte, que também vive a realidade desta cidade implacável e quase cinza, mas, ao mesmo tempo, aberta e generosa nas oportunidades que, há mais de quatrocentos anos, abrem as portas para milhões de pessoas se darem bem. Obrigado a você, que acredita na rádio, e obrigado, Rádio Eldorado, por acreditar em mim.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.