Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A igreja de Nossa Senhora do Paraíso

A igreja de Nossa Senhora do Paraíso fica no começo da avenida Paulista, meio escondida pelas edificações em volta e pela própria localização, ao lado de uma escola, pouco antes da bifurcação que leva ao shopping Paulista, na altura da confluência da rua que traz o trânsito do Paraíso para a avenida.

É uma igreja bonita por fora. Suas linhas são elegantes e, mesmo meio escondida, ela aparece imponente e com um traço que a faz única entre as igrejas do pedaço e uma raridade entre as igrejas da cidade. A igreja de Nossa Senhora do Paraíso tem murais na sua fachada. Murais coloridos, ao lado das portas e no alto, que mostram os anjos do senhor, contando-nos que eles existem e que são bons.

A igreja de Nossa Senhora do Paraíso é clara e tem uma luminosidade diferente, como se sua fachada fosse lavada duas vezes por semana, ou imune à sujeira gerada pelo trânsito ensandecido que passa por sua porta todas as horas do dia.

Eu nunca a frequentei, por isso não sei se é uma igreja que tem muitos fiéis ou se fica a maior parte do tempo vazia, mas minha primeira lembrança dela é antiga e volta nos anos, para quando éramos jovens e um primo e uma amiga fizeram cursilho, e o local era justamente lá.

Depois, só fui prestar atenção nela de novo quando, por causa da Rádio Eldorado, comecei passar na sua frente umas três vezes por semana.

Foi aí que voltei a reparar na igreja e nos seus murais com anjos quebrando a monotonia do cinza triste das paredes dos prédios antes dela, como que para fazer contraponto par as árvores do canteiro central da avenida.

A igreja de Nossa Senhora do Paraíso traz no nome a nostalgia atávica de um tempo anterior ao pecado, e traz pra mim a nostalgia de uma outra São Paulo que ainda não era tão agressiva

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.