Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Chuva é bom e faz bem

Tem gente que pode achar diferente e eu respeito. Cada um acha o que quiser e os demais, concordando ou não, devem respeitar. Aliás, uma das maiores entregas da democracia é justamente a liberdade de pensamento. Cada um é livre para pensar e falar o que quiser, nos limites da lei.

A democracia não pode aceitar ideias que atentem contra sua existência, que ameacem seu funcionamento, que coloquem em risco seu futuro. E este é o limite da lei. Tirando os ataques contra a democracia, todos são livres para pensar e falar o que lhes passar na cabeça, por mais fora da curva que seja.

Voltando ao começo, podem gostar ou não, o fato indiscutível é que chuva é bom e faz bem, principalmente depois de cinquenta dias sem cair uma gota.

A água cai e limpa a poluição, limpa a terra coberta de pó, revive as plantas, reorganiza a natureza. Chuva é bom e faz bem.

Faz bem para a saúde, descongestiona a garganta, abre o peito, enche os pulmões com ar limpo, faz o ato de respirar ser de novo gostoso, sem arranhar a garganta, sem puxar tosse seca, sem fazer espirrar.

Chuva é bom. Mas chuva não é tempestade. Não pode confundir os dois fenômenos. Chuva é chuva, tempestade é tempestade.

Tempestade destrói, quebra, maltrata, fere e mata. Chuva, ao contrário, gera vida, rega o campo, limpa o ar, leva embora o desconforto da secura extrema.

Chuva é benção, tempestade raramente o é. Além de tudo, há pouco cheiro mais amigo que o cheiro de terra molhada. Poucos cheiros lembram tanto o começo do mundo e o despertar da vida. Sem água não há vida, não há sonho, nem bem-estar. Água é tudo e a chuva que cai depois de uma longa estiagem cria o milagre do rejuvenescimento da natureza.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.