Dar aula
Tem quem gosta, quem não gosta, quem não sabe, quem nunca fez, tanto faz, o fato é que eu gosto de dar aula. Por isso, foi com muito prazer que eu aceitei o convite do Professor Ruy Camillo para dar uma aula no curso de Seguro da Faculdade de Direito da USP.
Em primeiro lugar, foi muito bom voltar à Faculdade de Direito, caminhar pelo pátio e pelos corredores do velho prédio do Largo de São Francisco, onde eu me formei há mais de 40 anos.
Foi bom revisitar o corredor e as salas no caminho da Sala dos Professores. Foi bom conversar com a nova geração de professores, ver caras novas carregando a bandeira do conhecimento na mais antiga e até hoje melhor faculdade de direito do país.
Mas melhor que tudo foi dar aula, entrar na classe e dar de frente com jovens, todos com menos de trinta anos, sentados, aguardando ansiosos uma aula inédita e o que eu diria para eles.
Uma aula de seguro costumava estar fora da curva do currículo da Faculdade do Largo de São Francisco. O professor Ruy Camillo está revolucionando a grade e a oportunidade de dar essa aula foi um privilégio, por mais de uma razão.
Eu gosto de pensar no instituto do seguro, analisar suas bases, suas finalidades, sua estrutura e sua importância para a sociedade. A cada dia eu me convenço mais que o seguro é fundamental para o desenvolvimento social. Aliás, é olhar em volta e ver que os países onde o seguro é parte da rotina da população são justamente as nações mais desenvolvidas.
E eu gosto de dar aula. É estimulante, é uma troca importante onde professor e alunos passam uns para os outros experiências e realidades que nos obrigam a pensar em cima. Se os alunos aprendem, o professor aprende mais ainda. Então, muito obrigado Professor Ruy Camillo!
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.