Outra versão para o mesmo escuro
[Crônica de 11 de abril de 2000]
Que São Paulo escureceu durante as noites, ninguém tem dúvida. Que o escuro é culpa das lâmpadas queimadas ninguém tem dúvida e que a responsável pelo quadro triste é a prefeitura, também, ninguém tem dúvida.
As dúvidas começam quando se pergunta por quê? Por que as ruas estão escuras; por que a prefeitura não troca mais as lâmpadas queimadas das luminárias públicas? Por quê?
Aí as versões variam. Tem gente mal-intencionada dizendo que é incompetência decorrente da incompetência do prefeito. Tem gente não tão mal-intencionada dizendo que é culpa da incompetência do prefeito e tem gente bem-intencionada dizendo que é culpa da culpa da incompetência do prefeito.
Também tem gente dizendo que é só culpa da incompetência do prefeito que não sabe escolher seus assessores e que por isso escolhe gente incompetente para fazer o que não sabe.
E tem outros mais maldosos que pensam que é incompetência do prefeito porque ele não sabe fazer amigos, como o vereador José Izar, que tem 35, todos dentro das mãos!
Como se pode ver, as versões variam, ainda que girando sobre um mesmo tema.
Mas, com o passar do tempo e o aumento das trevas, começam, como é natural, a surgir outras versões não tão fantasiosas. Algumas falam até da ameaça de um ataque de brugões e draguxas, que estariam entrando na cidade e conseguindo autorização para se instalarem em bairros zona um, pagando bem para alguns honestos servidores públicos eleitos pelo povo.
Mas isto não é verdade. Parece que a verdade é mais simples e envolve apenas um grupo de vampiros, fugidos da Transilvânia, que pretendem chupar sangue em calma e no escurinho.
A moeda de troca seria eles não atacarem as loiras que acreditam em prefeitos, além de participarem das licitações para a coleta do lixo.
mais uma opção de lazer, onde se aprende que ciência, saúde, soro e vacina são coisas sérias.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.