O mundo gira e a lusitana roda
“O mundo gira e a Lusitana roda” era a marca registrada da mais importante transportadora de mudanças de São Paulo há um bom tempo atrás. Os caminhões verdes e amarelos da empresa tinham escrito nas laterais a frase que era um bordão da cidade, como tantos outros que a propaganda da época criou e até hoje são repetidos, muitas vezes por gente que não tem a menor noção de sua origem.
“Um bom sono pra você e um alegre despertar”. Quem não se lembra da propaganda dos cobertores Parahyba? Ou do genial “Quem bate? É o frio!”, das Casas Pernambucanas?
Hoje é proibido se pensar em propaganda de cigarros e não sou eu que vou relembrar as tentações criadas para incentivar o vício. Mas os anúncios eram maravilhosos, coisa de profissionais mais do que competentes, que davam o máximo para seus clientes serem os campeões de vendas. E as bebidas? Quer algo mais divertido do que “eu sou você amanhã”?
Como tirar da foto a VARIG, a extraordinária companhia de aviação que, para tristeza dos brasileiros, quebrou e deixou milhares de viajantes na mão? Começando pelo escritório da companhia na Avenida Champs Elysees, em Paris, seguindo pelos anúncios com músicas maravilhosas, como “Seu Cabral vinha navegando, quando alguém foi gritando ‘terra à vista’ e foi descoberto o Brasil.”
Não sei se era melhor. Era mais divertido, meu amigo Roberto Duailibi que o diga. O negócio era vender e para isso vale lembrar a Volkswagen – “Você tem, você confia” ou “O bom senso sobre rodas”.
Mas o mundo gira e as modas rodam, nem tudo continua como sempre foi. A vida é assim. Amanhã é outro dia e o que vale hoje amanhã já é velho. Bem-vindo o novo dia! Vamos aproveitar o que ele traz.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.