Outubro rosa
[Crônica de 18 de setembro de 2009]
Um dos grandes dramas do mundo é o câncer de mama que todos os nãos matam milhares de mulheres em todos os países, sem distinção de cor, raça, religião ou grau de riqueza.
A melhor forma de prevenir o câncer de mama é através de exames preventivos, entre os quais a mamografia em mulheres de mais de 40 anos é o mais importante.
O dado apavorante é que mesmo sendo um exame de realização relativamente simples, um número grande de mulheres deixa de fazê-lo, principalmente por desconhecimento.
Há dez anos surgiu na Califórnia um evento chamado “Outubro Rosa”, com a finalidade de alertar as mulheres e suas famílias para a importância da prevenção no combate ao câncer de mama. Este evento ganhou o mundo e agora chega ao Brasil.
Aqui como em todas as partes é fundamental alertar as mulheres sobre a necessidade de solicitarem aos seus médicos que prescrevam a realização da mamografia em seus exames anuais.
Indo além, é fundamental informar sobre a importância da realização de exames anuais e que são cobertos pelo SUS.
Anualmente, o câncer de mama mata 10 mil mulheres no Brasil. A nação tem que se mobilizar para combater uma doença que se diagnosticada precocemente tem 95% de chance de cura.
Por isso, o “Outubro Rosa” brasileiro está acabando de ser formatado para no mês que vem entrar com tudo e cumprir sua missão.
A ideia é engajar organizações, empresas e pessoas de destaque para divulgar a importância do exame preventivo no combate ao câncer de mama. E assim ajudar milhares de mulheres a terem outra chance.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.