Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É bom ficar esperto

É bom ficar esperto. As tempestades de verão estão aí, batendo forte e cobrando um preço cada vez mais caro. Não tem muito que se possa fazer contra elas e contra sua fúria destruidora, mas é melhor tomar os cuidados possíveis do que ficar exposto, com cara de bobo, vendo a chuva chegar.

O duro é que tem fatos que não podem ser evitados, nem modificados. Várias áreas serão atingidas com mais violência do que outras e, por incrível que pareça, tem gente que mora nelas.

Ninguém mora em área de risco porque quer. Como seria bom se todos morassem em áreas seguras, protegidas das enchentes e dos deslizamentos que são a consequência natural das tempestades de verão. 

Como evitar que a Vila Pantanal inunde? Seu nome não é uma homenagem à maravilhosa região, no Oeste brasileiro. Não. Ela é Vila Pantanal porque é isso que ela é: um pântano! E, o que é mais grave, mais baixo do que a calha do Rio Tietê, o que impede que a água escoe.

Todos os anos, a Vila Pantanal inunda. Como Franco da Rocha e Franscisco Morato. Não tem como não acontecer. A formação geológica da região leva a isso, sua topografia leva a isso.

Mas se os mais pobres pagam o preço mais caro, não significa que os menos pobres também não estejam sujeitos aos estragos avassaladores causados pelas tempestades de verão.   

Enchentes, queda de árvores, desmoronamentos, danos causados pelo vento atingem democraticamente todos os moradores da cidade. E, para completar, ainda temos um presente especial, carinhosamente pensado e desenvolvido pela nossa distribuidora de energia elétrica.

Querendo melhorar a experiência da população e abraçar seus consumidores, ela vai deixar milhões de pessoas sem energia elétrica, para elas sentirem na pele as maravilhas da vida natural.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.