Contra a censura da literatura infantil
Pode parecer incrível, mas a censura existe e cobra seu preço de forma cruel e estúpida no Brasil. Isso mesmo, nós temos muito mais censura do que Elon Musk disse que temos. O quadro é mais sério e mais complexo, inclusive porque não se contenta em censurar autores e livros clássicos, como entra de sola na literatura infantil, tentando dispor sobre o que pode ou não ser entregue às nossas crianças.
Em algum momento vão querer censurar a Bíblia, porque tem passagens no antigo e no novo testamento que ferem a nova ordem, imposta sabe Deus por quem, que se arvora em grande censor, o único capaz de dizer o que é bom ou o que é ruim para a humanidade ler.
Como fica a passagem de Abraão com Hagar? Como fica Sodoma e Gomorra? Como fica Cristo e a mulher samaritana? Ou Cristo e os cobradores de impostos? Pois é… A história, a fé e a literatura se misturam e não me parece que os religiosos estão dispostos a abrir mão da palavra do Livro Sagrado.
Mas o tema é mais singelo… é a censura na literatura infantil. Querem cancelar Monteiro Lobato. Há até movimentos organizados por gente teoricamente inteligente, que pretende rever o acervo do grande escritor brasileiro, com base na teoria de que ele seria racista.
Por conta dos riscos imensos que ameaçam a literatura em geral e a literatura infantil em especial, a Academia Paulista de Letras realizará, no dia 9 de maio, em seu teatro no Largo do Arouche, um grande evento para discutir a censura na literatura infantil. Em parceria com a Editora da UNESP, o evento pretende mostrar o absurdo que estão tentando praticar contra a inteligência brasileira e a formação de nossas crianças. Para participar basta enviar e-mail para o endereço secretaria@academiapaulistadeletras.org.br. É grátis e as vagas são limitadas.
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.