Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Até que enfim uma boa notícia

A boa notícia é que o primeiro turno das eleições passou. Os 55 vereadores estão eleitos, boa parte dos antigos ocupantes da Câmara Municipal não conseguiu um novo mandato, a renovação chegou a 63% dos candidatos inscritos e velhos nomes da política municipal deram adeus a seus feudos, agora ocupados por marinheiros de primeira viagem, o que mostra que o povo enjoou da velha política adotada por eles.

E o segundo turno prestigiou quem tem alguma coisa mais consistente para dizer. O outsider ficou de fora, aliás, como deveria acontecer e a população se encarregou de fazer.

Política não é rede social, nem aula de alguma coisa, em que o sujeito cobra caro para falar o que seu público quer ouvir. Aliás, tenho sérias dúvidas se a jogada não foi essa: ficar mais conhecido, aumentar sua rede de seguidores e seguir e frente, feliz da vida, cobrando caro pelos seus ensinamentos que, a se levarmos em conta o que foi feito durante a campanha, são bastante questionáveis.

Tanto faz, agora é tocar em frente, dentro de um padrão mínimo de respeito com o próximo, principalmente com o cidadão que mora na cidade que os dois candidatos pretendem governar.

Eu sei que em política o jogo aceita golpes baixos, mas até nisso tem uma linha que não deve ser cruzada. Se tudo correr dentro do esperado, essa linha não será ultrapassada e teremos um mínimo de compostura balizando as campanhas. 

No final, o povo vai decidir o que quer para os próximos 4 anos e, tanto faz gostar ou não gostar, a democracia funciona assim. Ainda bem que funciona assim. Outra forma seria uma agressão contra a vontade da maioria, o que é inadmissível. Mas isso é mais pra frente. Agora, é lutar pelo que cada um acha melhor.

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.