Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É estupidez ou ignorância?

Os governos de São Paulo e Paraná estão somando forças para praticar mais um crime contra o meio ambiente brasileiro. Num acesso de inteligência ao contrário, os dois governos estão dispostos a aprofundar o canal do varadouro na divisa entre os dois estados para criar um polo de turismo numa das poucas regiões ainda preservadas do nosso litoral.

Região extremamente frágil, essa parte do litoral, que começa em Peruíbe e segue até Paranaguá, abriga fauna e flora em extinção em outras áreas, além de ser o mais importante berçário de peixes do Atlântico Sul. 

O Lagamar de Iguape, Cananéia e Paranaguá foi reconhecido pela UNESCO em função da sua importância para o meio ambiente e o equilíbrio da vida marinha no Atlântico Sul. Além disso, é uma região belíssima, composta por mangues, praias, dunas, canais e ilhas que formam um complexo sistema, que encosta na Serra do Mar, formando um extenso estuário rodeado pelo maior trecho contínuo de Mata Atlântica do país.

Além de relevante para a diversidade da fauna e da flora, a vida humana está presente na região há mais de 4 mil anos, o que faz do Lagamar um dos mais importantes sítios arqueológicos brasileiros.

Por mistérios que passam pelo desenvolvimento da região mais pobre do Estado de São Paulo, essa área ficou à margem do progresso, da especulação e da destruição humana. A consequência é que lá é o habitat de animais como a onça parda, macacos, 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 tipos de répteis e mais de 300 tipos de peixes.  

Transformar esse ecossistema em centro de turismo náutico, com milhares de embarcações navegando em suas águas, é um crime contra o meio ambiente. Um atentado contra a vida no planeta e uma agressão a mais contra o ser humano. Não está claro o que levou os dois estados a terem essa ideia de jerico, mas ela precisa parar antes de começar.

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.