Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É completamente diferente

Quem é que ruge que nem leão, tem fome que nem leão, caça que nem leão, mas não é o leão? É a mulher do leão.

Tem gente que acha que o carro elétrico é a mulher do leão. Que ele é a mesma coisa que o carro tradicional, só que alimentado com outro combustível, que nem o carro a álcool no começo.

Não é. O problema é que não é. O carro elétrico parece carro a gasolina, mas não é, é outro bicho completamente diferente. É verdade, ele tem quatro rodas, vidros, capô, porta-malas, parece um carro tradicional, mas a semelhança é para enganar bobo. São duas máquinas separadas uma da outra por um motor diferente, alimentado por um combustível diferente, com peças diferentes e capacidades diferentes.

Tem quem diga que carro elétrico é o futuro. Tem quem diga que não é, nem será, que o futuro passa pelo carro híbrido, este sim, um carro parecido com os carros tradicionais, mas com dois motores, um a combustão e outro elétrico, que fazem uma parceria legal, dentro de regras mais ou menos parecidas, onde o motor tradicional é o que leva vantagem, com mais autonomia… se bem que isso está começando a mudar.

Já tem carro híbrido com carregamento constante, feito pelas rodas e freios à medida que o carro anda. A maioria ainda carrega na tomada e a autonomia é relativamente pequena, boa para uso urbano, mas insuficiente para uma viagem curta.

O carro elétrico é outro bicho, está para o leão assim como a barata para o tiranossauro rex. Vendem o bruto como ecológico. Tenho cá minhas dúvidas. Sua bateria é à base de lítio e o processo de extração do metal é poluente. Além disso, a fabricação do carro usa energia termoelétrica e para carregar as baterias também. Como se não bastasse, se um carro elétrico pifa, não tem mecânico convencional que dê jeito na pane.   

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.