Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vai piorar, lá e aqui

Tem gente que acha que tem jeito. Não tem. A verdade é que está muito complicado e vai ficar pior. O mundo está de ponta cabeça. O Brasil não poderia ficar fora, nós também estamos de ponta cabeça. E vai piorar.

Tanto faz para onde se olha e menos ainda para onde se corre, o quadro é de desalento. Lá fora, o que já estava ruim ficou pior, na Ucrânia e no Oriente Médio. A Rússia aumentou a pressão e Israel dobrou a pressão, quer dizer, o mundo chega no final do ano na contramão das palavras do Cristo. Não tem amor, tem dor, muita dor, causada física e moralmente, através de meios os mais inacreditáveis, desde torturas da Inquisição, até métodos mais modernos, usando energia elétrica aplicada nas partes baixas e bombardeios pesados com munição de última geração.

No Brasil montaram um golpe de estado de fancaria. O deboche só não é maior porque os golpistas queriam matar – é sério! – os golpistas queriam matar o Presidente e o Vice eleitos democraticamente e, para completar e não perder a viagem, matar também o Presidente do Superior Tribunal Eleitoral.

Os envolvidos, até agora perto de 40 pessoas, eram tão incompetentes que não mataram ninguém. Aliás, ao que parece, a única coisa que fizeram com sucesso foi vigiarem os alvos.

Diz a lenda que chora mais quem pode menos e esse grupo terá todo o tempo do mundo para chorar, trancados numa cadeia de segurança máxima, condenados por crime de alta traição.

É complicado, não deveria ser assim. Afinal, o Natal está aí. Mas não tem o que fazer, os planos extremamente detalhados foram impressos no Palácio do Planalto, bem próximo da sala do Presidente da República.

Não chega os estragos causados pelas chuvas, podemos ter que conviver com estragos causados por imbecis, sem noção de perigo.     

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.