Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Natal

O Natal é a soma de várias histórias, de diferentes povos, em diferentes momentos. O final é o que conhecemos aqui e que os outros conhecem em outras partes do mundo, cada um carregando sua memória ancestral e suas lembranças pessoais na composição de um quadro único e exclusivo, que ninguém divide com ninguém, porque se as histórias têm a mesma origem, cada uma é cada uma, sua e indivisível.

A árvore de Natal para você lembra uma coisa, eu lembro outra. Conheço o Natal daqui e de lá, onde faz frio e a neve cai, enquanto dentro das casas as pessoas reagem cada uma da sua maneira, umas mais, outras menos. Uma vivendo o significado religioso. Outras vivendo a realidade social. E um terceiro grupo que não tem nada com isso, porque não acredita, aproveitando a festa para curtir a vida.

Por que sua árvore de Natal é um pinheiro, se os pinheiros não são daqui? Me lembro eu jovem, indo ao pinheiral da fazenda vizinha, cortar um pinheiro pequeno para trazer para São Paulo e servir de árvore de Natal na casa dos meus país.

Com base nas comemorações, o Natal se divide em dois momentos, a ceia do dia 24 e o dia 25, este, sim, verdadeiramente a data do nascimento do Cristo, não porque se tenha certeza, mas porque se decidiu que é assim.

Os ritos dão consistência à sociedade. Eles são parte da vida e indispensáveis para reforçar os laços e a fé que movem os povos, como é o caso do Natal. Até quem não é cristão é influenciado pela comemoração do nascimento do Filho de Deus.

O Filho de Deus transcende o humano. A vida do Cristo traz nela uma série de princípios que elevam o ser humano e dão dignidade à vida. Seu nascimento é a promessa que antecede sua palavra e a possibilidade da realização de suas promessas no dia a dia da vida. Por isso, feliz Natal!

___

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.