Trump, o conan do século 21
Nem todo mundo vai se lembrar de “Conan, o Bárbaro”, mas quem se lembrar pode até achar a comparação injusta. Conan era muito melhor, mais inteligente, civilizado e cordato.
A impressão que dá, vendo o que sai do governo norte-americano é que Donald Trump é um menino mimado, brincando de dono do mundo, que não gosta de ser contrariado, que tem pai rico e por isso pode fazer o que quiser.
Só que ele não percebeu que ele não tem pai rico. Ele é o pai rico e, se fizer besteira, não em ninguém para salvar o planeta e levar o menino levado para tomar um sorvete na mercearia da esquina.
Infelizmente, ele não tem plano A nem plano B. Ele simplesmente não tem plano nenhum, só tem vontades baseadas em puxa-saquismo e coisas que ele acha sem qualquer base científica e que coloca na mesa fazendo cara de lobo mau.
O mundo está pagando uma conta muito alta e vai pagar muito mais. O estrago vai além da política de taxas, vai além dele taxar e aumentar a taxa porque o outro país retaliou e taxou os produtos americanos.
O estrago no campo social pode ser visto no que ele fez com o USAID. Para não falar na sua visão sobre meio ambiente e as mudanças climáticas. Mas tem mais. Ele não só está desestruturando o sistema universitário norte-americano, um dos mais competentes do mundo, como está colocando em perigo a pesquisa científica de forma geral.
Ninguém faz uma coisa dessas em são consciência. Não é possível alguém deliberadamente cortar verbas para pesquisas que têm como finalidade melhorar a qualidade de vida no planeta. E, no entanto, é isso que está acontecendo. Aconteça o que acontecer, o estrago já está feito. Vai levar muito tempo para recuperar as pesquisas abandonadas por falta de verbas.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.