Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O direito internacional, ora o direito…

Quem acha que Trump é bobo é tão bobo quanto quem acha que o Lula é bobo. Nenhum dos dois são bobos, ao contrário, são raposas e jogadores que conhecem a regra do jogo.

Pode-se gostar ou não gostar deles, ou de um deles, mas de bobo eles não têm nada. É aí que a porca torce o rabo. Se de bobo eles não têm nada, é hora do Lula rever o que está fazendo. A conta pode ficar cara para o Brasil.

Quanto ao Trump, depois de prender Maduro, escondido dentro de um quartel, em Caracas, ele já disso um pouco de tudo e na prática colocou a vice de Maduro na presidência da Venezuela.

E foi além, se autoproclamou presidente interino da Venezuela. E avisou Cuba que a ilha pode ser o próximo alvo norte-americano, quem sabe logo depois de atacar o Irã, em apoio aos movimentos contra o regime.

Trump gosta de falar, e fala o que passa na sua cabeça com a malícia do jogador de pôquer, ou do jogador de xadrez que no meio do jogo muda a lógica do tabuleiro.

Mas se ele fala, ele também faz, que o diga Maduro que nunca imaginou que ele fosse buscá-lo em pleno centro de Caracas. Ou outras autoridades que achavam a mesma coisa.

No tsunami verborrágico, uma frase dele, escrita no meio desse reboliço, passou quase que desapercebida, apesar da enorme seriedade dela. Na maior tranquilidade do mundo Trump escreveu que não precisa do direito internacional para nada.

Se for por aí, estamos ferrados. Num jogo sem regras, vale o mais forte, e pela ordem os mais fortes são, Trump, a China e a Rússia. E eles podem dividir o mundo entre eles, pouco se lixando para os outros, incluída a União Europeia. Se isso acontecer o mundo em pouco tempo será outro.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.