Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

De volta à rotina

Você não precisa seguir a folhinha para saber que as férias estão no fim. Basta acompanhar o trânsito da cidade para se ter certeza de que o bem bom está acabando e que a rotina do resto do ano está entrando em cena.

A piora do trânsito acontece regularmente, já faz vários dias. Não foi por outra razão que a CET suspendeu a suspensão do rodízio. Já tem mais carro do que cabe e a tendência é seguir aumentando até o fim do mês, quando todas as escolas voltam as aulas e o caos passa a ser a ordem da cidade.

Caos é apenas uma ordem que não nos convém. Aprendi isso lá se vão quase 50 anos, logo no primeiro ano da Faculdade de Direito. Foi uma época boa, o trânsito fluía muito melhor do que hoje, a cidade era menos brutal e mais amiga, as coisas aconteciam dentro de um ritmo mais civilizado, e o tempo era mercadoria que todo mundo aproveitava, com uma paradinha no fim da tarde, antes de voltar para casa.

Na época ninguém pensava em rodízio de veículos. O trânsito era o grande drama de todo mundo, mas entre secos e molhados, até que andava, sem marronzinho, ou semáforos inteligentes, mais inteligentes do que os agentes de trânsito.

Hoje o jogo é muito mais bruto do que futebol americano. Vale golpe baixo, chute na cara, dentada na orelha ou qualquer outra forma de agressão, incluídas armas de fogo, que vão se tornando rotina, na sanha estúpida de matar gente.

Com o fim das férias tudo de ruim que faz parte do dia a dia do trânsito vai crescer exponencialmente, até se consolidar como o normal e você pedir pelo amor de Deus para não ter que sair de casa.

Em casa ainda tem uma possibilidade de paz.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.