Uma viagem virtual em torno da Independência
Com toda a tecnologia disponível, é possível conferir alguns dos marcos desde 1822
Em homenagem à Independência, desde 2007, a USP e o Senac realizam o evento Museu do Ipiranga em Festa. Neste ano, ele acontecerá de forma digital. A programação teve início na segunda quinzena de agosto e termina no dia 7 de setembro, com a principal ação do evento, o lançamento de um videoclipe da canção Paratodos, de Chico Buarque, interpretada pelo CORALUSP e Orquestra Sinfônica da USP, que será exibida pelo SescTV e nas plataformas digitais do Museu, do Sesc e da USP.
Nesta semana é possível conferir uma programação que tem como temas: Repensando a memória da Independência, A história do monumento à Independência, A construção do Museu e os desafios para sua restauração, O projeto dos Jardins do Museu do Ipiranga e Como a Independência do Brasil foi contada pela história. Uma viagem ao tempo e que tem muitos atrativos.
E agora, com o que há de mais moderno. O público poderá se conectar
aos eventos que ecoam no Ipiranga desde 1822 por meio de fotografias, vídeos, podcasts, filtros no Instagram e por um aplicativo com uma visita virtual ao museu em 3D, entre outras ações, disponíveis nas redes sociais do museu e no site http://www.ecosdoipiranga.com.br/
Apenas para contar um pouco da história, o Museu do Ipiranga foi inaugurado em 1895. Menos de uma década depois, em 1909, foi a vez do seu primeiro jardim, que logo se tornaria palco de festejos na cidade. Em comemorações ao primeiro centenário da Independência, o urbanista Prestes Maia criou as fontes e os chafariz. A reabertura do museu está prevista para 2022.
O que você se lembra da história da Independência? Compartilhe: