Vai ficar pior
Tá feio e vai ficar pior. É verdade, a culpa é da covid19, que mata indiscriminadamente pessoas de todas as idades, condições sociais, posições políticas, religião ou time de futebol.
Nosso drama tem começo e meio, mas o fim ainda está distante, então não tenho como prever como será. O que é certo é que ainda vão morrer milhares de brasileiros antes que se consiga segurar a pandemia.
Leia também: Estamos anestesiados faz tempo
Poderia ser pior? Pouco provável. O Brasil é o patinho feio do mundo, não porque a pandemia nos pegou mais ou menos leve, mas porque nosso Governo Federal se deu ao luxo de saber mais do que a ciência e o resultado é que não temos vacina, não temos ordem, não temos um mínimo de bom senso para fazer quem “acha que não é nada” baixar a bola, sair da festa e ficar quieto, que é a única coisa que podemos fazer.
O surpreendente é que pessoas teoricamente esclarecidas estão entre as que vão feito boi bravo ladeira abaixo, sem se importar com a morte diária de milhares de pessoas ou que o sistema de saúde colapsou, que o serviço funerário colapsou e que ainda vai piorar muito.
Tem quem fale em quatro mil mortos por dia no final de abril. Não é por outra razão que governadores e prefeitos estão fechando o que dá para fechar. Os hospitais não dão conta do ritmo. Não tem medicamento, nem equipes para manter o atendimento.
Leia também: Ruim em relação a quê?
Enquanto isso, o grande capitão entra com ação no Supremo Tribunal Federal para determinar a flexibilização das medidas tomadas por alguns estados para tentar minorar os danos. O resultado é que tem quem ainda acredite em cloroquina ou quem justifique o negacionismo com o roubo na saúde. Confesso que tenho vontade de levá-los na Santa Casa, dar uma máscara N95 e convidar para entrar na UTI de Covid. Tenho certeza de que a maioria não entra. Falta coragem. Mas vacina, todos querem.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.