Vanessa dos Santos
Quando tudo parece caminhar para o buraco, quando as alternativas se dividem entre o ruim e o péssimo, sem análise ou julgamento de qual o pior, o Brasil surpreende e surge do meio do Capão Redondo, meio que fora da curva, Vanessa dos Santos, para mudar tudo e dar ao brasileiro a esperança para seguir acreditando.
Num momento de vaca indo pro brejo e porca torcendo o rabo, com o frio castigando milhares de pessoas em situação de rua, com a inflação comendo o pouco dinheiro de milhões de famílias, com a política mostrando o que tem de feio e de ruim, surge, sem ninguém chamar, uma menina que estufa o nosso peito, enche o cidadão de orgulho e mostra de forma simples que ser bom não é para qualquer picareta travestido de bom menino.
Vanessa dos Santos é a campeã mundial sub dezoito de salto em distância. A filha caçula de Valdir e Benivalda, crescida e criada no bairro pobre da periferia da capital paulista é a campeão mundial de salto em distância e uma das grandes promessas do atletismo brasileiro.
A filha de Valdir, funcionário de um sacolão, e de Benivalda, auxiliar de limpeza, foi descoberta na escola pela professora Eliane Vanzin.
Treinada faz cinco anos pelo técnico Alexandre Morato, Vanessa está sendo preparada para atingir o ponto máximo da modalidade e ser, no momento certo, a campeã mundial do salto em distância.
Ela quer somar às medalhas e troféus que já ganhou a medalha de campeã mundial e a medalha de campeã olímpica.
Vanessa sabe que, para isso acontecer, o grande esforço tem que ser seu. E ela treina arduamente para chegar lá.
O sonho de conhecer o mundo já está se tornado realidade. Agora é dar duro para junto com ele vir também o prêmio de seu esforço:
Vanessa dos Santos, campeã olímpica e campeã mundial!
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.