Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Memória do Itaim Bibi

[Crônica do dia 17 de setembro de 2007]

São Paulo está repleto de gente que faz acontecer, que luta por uma cidade mais humana, por condições de vida melhor. Gente que entra de cabeça nas boas causas, para fazer o ruim ficar bom e o bom ficar melhor.

Gente que não aparece, mas está permanentemente de mão estendida, buscando o próximo, criando uma corrente positiva que acaba impactando a vida.

São milhares de pessoas, a maioria anônima, buscando mudar as coisas e fazer esta cidade ensandecida ser menos bruta, menos agressiva.

E isso não é fácil, como sabe quem já tentou. Existem dificuldades de todas as espécies, mas as maiores vêm das próprias pessoas. É curioso, mas tem muita gente que acha que ser igual é para os outros, que ele pode fazer o que quer ou porque paga dois IPTUs, ou porque paga dois IPVAs, ou porque não paga nada e ainda por cima toma de quem paga.

Retratos de uma cidade grande que fica maior a cada dia que passa. Imã que atrai o bom e o ruim espalhado pelo mundo e que vem para cá atrás do Eldorado perdido, ou da possibilidade de fazer a América.

Entre as que acreditam no certo, no bom e nas cores do arco-íris iluminando um horizonte mais amigo e mais humano, estão os participantes do grupo Memória do Itaim Bibi.

Gente que se preocupa em preservar a história de um bairro cheio de estórias e que ainda é dos melhores lugares para se morar. Gente que vai além, que faz mais. Que busca preservar o verde do pedaço, catalogando as árvores da região e lutando para que sejam preservadas, impedindo que deem lugar ao cinza feio e sem vida que volta e meia ocupa espaços que não são seus.

Parabéns a vocês e a luta continua.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.